Sarapatel do Chef

Anúncio ▽
A deliciosa receita de sarapatel é a base de vísceras de porco e tem sua origem na culinária portuguesa, mas foi incrementada e, consequentemente, ganhou mais sabor ao ser integrada na rica culinária brasileira. Mais especificamente na culinária baiana. Em Portugal, conhecido como "Sarrabulho", era usado somente o fígado do animal e o seu sangue talhado. Por aqui foram acrescentados as demais viveras. è muito comum encontrar essa delicias em restaurantes populares ou de comidas típicas, além das feiras livres. Onde é servido, inclusive pela manhã, para garantir a energia pra compras.

INGREDIENTES

1 Kilo de sarapatel (viveras picadas)
200 gramas de sangue talhado ( a quantidade pode ser a gosto pra atender a cor desejada)
200 gramas de bacon
2 cebolas brancas grandes picadas
1 cebola roxa média picada
3 tomates maduros médios picados
2 pimentões picados
Meia cabeça de alho picado
Pimentas de cheiro inteira e à gosto
Hortelã graúdo à gosto
Hortelã miúdo à gosto
3 folhas de louro
Pimenta do reino à gosto
Cominho à gosto
Vinagre e limão para lavagem
Sal à gosto.

PREPARO
Lave os miúdos em água corrente e depois deixe por aproximadamente 40 minutos numa mistura de água, vinagre e limão. Em Seguida, coloque em água quente com vinagre, folhas de louro, alho e sal. Escorra e misture os temperos os demais ingredientes, com exceção do sangue, das pimentas de cheiro e parte do tempero verde que devem ser colocados próximo do final.
Refogue o bacon com um fio de azeite de oliva. Acrescente os miúdos e refogue. Coloque agua quente aos poucos e deixe cozinhar por aproximadamente 40 minutos. Mas observe e mexa vez ou outra. Verifique também o sal e a consistência dos miúdos, que devem ficar macios. Faltando uns 10 minutos pro final coloque as pimentas. Pique ou desmanche a barra do sangue (se preferir pode bater no liquidificar com um pouco de água morna). Acrescente aos miúdos e deixe ferver por pelo menos 5 minutos. Finalize colocando o cheiro verde. Está pronto o sarapatel. Sirva com farofa e/ou arroz.

Bom apetite!
E, se puder ainda, fique em casa. Use máscara e quando chegar a sua vez, tome as doses da vacina corretamente.

1 receitas
>

BLOG