Seu vídeo inicia em 6
Seu vídeo inicia em 7
PÃO DO OUTBACK | Pão de Cacau Caseiro Australiano Fácil e Rápido
Introdução
Este Pão do Outback é uma versão caseira do clássico pão de cacau australiano, macio por dentro e com uma crosta leve e dourada por fora. A massa enriquecida com cacau confere cor e sabor sutis de chocolate, sem ficar doce demais, tornando-o perfeito para o café da manhã, lanche ou acompanhar saladas e pratos salgados. Com fermentação simples e passos diretos, você obtém um pão com aroma envolvente e textura arejada, pronto em algumas etapas fáceis.
Ingredientes
- 380 g farinha de trigo
- 40 g cacau em pó sem açúcar
- 60 g açúcar
- 7 g fermento biológico seco
- 1/2 colher de chá sal
- 240 ml leite morno
- 1 ovo
- 50 g manteiga sem sal, derretida
- Opcional: 1 colher de chá essência de baunilha
Modo de preparo
- Em uma tigela grande, misture a farinha, o cacau, o açúcar, o fermento e o sal. Reserve.
- Em outra tigela, aqueça levemente o leite e misture o ovo, a manteiga derretida e a baunilha, se usar.
- Despeje a mistura líquida sobre os secos e incorpore com uma colher até formar uma massa úmida. Em seguida, sove com as mãos.
- Sove por 8 a 10 minutos, até ficar lisa e elástica. Se necessário, acrescente pequenas quantidades de farinha para não grudar, sem exagerar.
- Forme uma bola, coloque em uma tigela untada e cubra. Deixe crescer em ambiente morno até dobrar de tamanho (aproximadamente 1 hora).
- Transfira a massa para a bancada, retire o ar rapidamente e modele em formato alongado. Coloque numa forma untada.
- Cubra e deixe crescer por mais 30 a 40 minutos. Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 180°C.
- Pincele com leite ou ovo para a crosta ficar brilhante e asse por 25 a 30 minutos, até o topo ficar firme e dourado. Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade antes de fatiar.
Tempo, rendimento e dificuldade
- Tempo de preparo: 25 minutos ativos + 1 hora de fermentação inicial + 40 minutos de segunda fermentação + 25–30 minutos de forno
- Rendimento: 1 pão grande, aproximadamente 8 a 12 fatias
- Dificuldade: Média
Variações
- Adicionar 50 g de gotas de chocolate à massa para um pão com pedacinhos de chocolate.
- Incorporar 1/2 colher de chá de canela à farinha para um toque aromático.
- Cobrir com sementes de gergelim ou girassol antes de levar ao forno para uma crosta crocante.
- Versão sem lactose: usar leite vegetal e manteiga sem lactose ou óleo de coco.
Dicas
- Para facilitar, utilize uma batedeira com gancho de massa; se sovar à mão, mantenha a água morna para a massa crescer.
- A massa pode grudar levemente; adicione farinha aos poucos apenas para soltar das mãos, sem secá-la demais.
- Se o ambiente estiver frio, permita fermentações mais longas, observando apenas o crescimento da massa.
- Congele porções de massa já moldadas para assá-las rapidamente futuramente; see apenas descongele e cresça antes de assar.








