Rita Lobo ensina como fazer uma FEIJOADA que serve 16 pessoas. Mas como esse episódio foi gravado ANTES da pandemia da covid-19 e da QUARENTENA, nada de reunir os amigos e fazer festinha, hein? #NhacGNT #RitaLobo #CozinhaPrática
Para aproveitar essa receita, separamos algumas dicas para você prepará-la:
1 - Faça na quantidade indicada pela Rita e distribua a quem precisa;
2 - Reduza as medidas e faça a alegria da sua família em casa;
3 - Congele o excesso e tenha uma feijoada deliciosa por toda a quarentena.
Ingredientes:
Para dessalgar as carnes:
1,1 kg de costela de porco salgada (1 peça com 12 ripas)
800 g de carne seca
600 g de lombo de porco salgado
Para a feijoada:
1 kg de feijão preto
500 g de paio (4 unidades)
3 cebolas
5 dentes de alho
¼ de xícara (chá) de azeite
3 folhas de louro
1 colher (chá) de cominho em pó
Modo de Preparo:
Para dessalgar as carnes:
Comece o preparo da feijoada no dia anterior para dessalgar as carnes. Descarte o excesso de gordura das peças. Corte o lombo e a carne seca em cubos médios de cerca de 3 cm. Apoie a peça de costelinha na tábua e corte a carne entre os ossinhos para separar as ripas.
Coloque cada tipo de carne numa tigela grande, cubra com bastante água e leve à geladeira. Deixe de molho por 24 horas para dessalgar, trocando a água a cada 3 horas, de preferência.
Para a feijoada:
Coloque o feijão numa peneira e lave bem sob água corrente. Transfira os grãos para uma tigela grande e cubra com 2,5 litros de água – se algum boiar, descarte.
Cubra com um prato e deixe de molho por 30 minutos – se o feijão ficar muito tempo de molho pode perder a cor e desmanchar durante o longo cozimento da feijoada.
Enquanto isso, faça o pré-cozimento das carnes.
Escorra a água das carnes dessalgadas e transfira para um caldeirão grande (ou panela) com capacidade para 11 litros.
Cubra as carnes com água e leve ao fogo alto – cerca de 4 litros bastam, a quantidade pode variar de acordo com o tamanho da panela, o importante é que as carnes devem ficar completamente imersas.
Deixe cozinhar por 10 minutos em fogo alto, contados após a fervura – o pré-cozimento elimina o excesso de gordura e sal das carnes.
Enquanto isso, descasque e pique fino as cebolas e os dentes de alho. Com uma faca pequena, retire a pele dos paios. Escorra a água do feijão.
Passados os 10 minutos, com uma escumadeira, transfira as carnes pré-cozidas para uma tigela grande e descarte a água do cozimento, com cuidado para não se queimar.
Volte o caldeirão ao fogo alto. Quando aquecer, regue com o azeite, adicione a cebola e tempere com uma pitada de sal. Refogue por cerca de 8 minutos até começar a dourar. Junte o alho, o cominho, as folhas de louro e mexa por 1 minuto para perfumar.
Acrescente o feijão demolhado ao refogado e misture bem. Adicione 6 litros de água e mantenha a panela em fogo alto. Assim que começar a ferver, junte a carne-seca e a costelinha pré-cozidas, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 2 horas, mexendo de vez em quando.
Após as primeiras 2 horas de cozimento, junte o lombo pré-cozido e os paios inteiros. Deixe cozinhar em fogo baixo por mais 3 horas, mexendo de vez em quando delicadamente para não desmanchar os grãos de feijão.
Faltando 30 minutos para o fim do cozimento, com uma pinça, transfira os paios para a tábua e corte cada um em fatias de 1 cm, na diagonal.
Volte as fatias para a panela e deixe cozinhar até completar as 5 horas de cozimento total, ou até que as carnes estejam bem macias e o caldo da feijoada comece a engrossar. Sirva com arroz, couve refogada, gomos de laranja e farinha de mandioca torrada.
------------------------------------
Inscreva-se no Nhac GNT: http://bit.ly/NHACGNT
::::: CONHEÇA O BOT NHAC, O ASSISTENTE VIRTUAL DO NHAC GNT ::::: https://m.me/NhacGNT
Siga o Nhac GNT nas redes sociais!
Facebook: https://www.facebook.com/NhacGNT/
Instagram: https://www.instagram.com/nhacgnt/
Twitter: https://twitter.com/canalgnt
Pinterest: https://www.pinterest.com/nhacgnt/
Muito Mais Receitas: http://www.nhacgnt.com.br
A Feijoada é um prato brasileiro icônico que representa a rica diversidade culinária do país. Combinando feijão preto e uma variedade de carnes, esta receita é um verdadeiro festival de sabores e texturas. Se você está pronto para se aventurar na cozinha e experimentar a autêntica feijoada brasileira, você veio ao lugar certo. Vamos aprender como fazer esse prato delicioso, perfeito para reuniões familiares e comemorações especiais.
Ingredientes:
Para o Feijão:
- 500g de feijão preto
- 1 cebola grande, picada
- 4 dentes de alho, picados
- 2 folhas de louro
- Água para cozinhar
Para as Carnes:
- 300g de carne seca
- 300g de costela de porco
- 300g de lombo de porco
- 200g de linguiça calabresa
- 200g de linguiça defumada
- 200g de paio
- 1 orelha de porco (opcional)
- 1 pé de porco (opcional)
Temperos e Condimentos:
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino a gosto
- 1 colher de sopa de óleo vegetal
Para Servir:
- Arroz branco cozido
- Couve refogada
- Farofa
- Laranjas cortadas em gomos
Instruções:
Passo 1: Preparando o Feijão
- Lave bem o feijão e coloque-o de molho em água fria durante a noite.
- No dia seguinte, escorra o feijão e coloque-o em uma panela grande com água suficiente para cobri-lo.
- Adicione a cebola picada, os dentes de alho picados e as folhas de louro.
- Leve o feijão para ferver e, em seguida, reduza o fogo para médio-baixo. Cozinhe até que o feijão esteja macio, o que pode levar de 1 a 2 horas. Adicione água conforme necessário para manter o feijão coberto.
Passo 2: Preparando as Carnes
- Enquanto o feijão cozinha, é hora de preparar as carnes.
- Em uma panela separada, cozinhe a carne seca em água fervente por cerca de 20 minutos para dessalgar. Escorra e corte em pedaços.
- Em outra panela, ferva a costela de porco por cerca de 30 minutos para amaciar. Escorra e reserve.
- Corte o lombo de porco em pedaços pequenos.
- Em uma frigideira, aqueça o óleo vegetal e doure os pedaços de carne seca, costela, lombo, linguiças, paio, orelha de porco e pé de porco (se estiver usando) até que fiquem dourados e crocantes. Reserve.
Passo 3: Finalizando a Feijoada
- Quando o feijão estiver macio, retire as folhas de louro e descarte.
- Adicione as carnes douradas ao feijão cozido e misture bem.
- Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.
- Cozinhe por mais 20-30 minutos em fogo médio-baixo, mexendo ocasionalmente para que os sabores se misturem.
- A feijoada estará pronta quando o feijão estiver bem macio e as carnes estiverem totalmente incorporadas.
Passo 4: Sirva e Aproveite!
A feijoada é tradicionalmente servida com arroz branco cozido, couve refogada, farofa e laranjas cortadas em gomos. Coloque todos os acompanhamentos em pratos separados e sirva a feijoada em uma travessa grande no centro da mesa. Deixe que cada pessoa monte seu prato com os acompanhamentos de sua escolha.
Dicas adicionais:
- Você pode ajustar a variedade de carnes de acordo com suas preferências. Algumas pessoas preferem adicionar carne de porco defumada, como costelinha ou paleta, para dar ainda mais sabor.
- Lembre-se de que a feijoada é um prato rico e bastante substancial, por isso é perfeito para refeições em grupo.
- Experimente com diferentes tipos de farofa, como farofa de dendê ou farofa com bacon, para variar o sabor dos acompanhamentos.
A feijoada é uma das joias da culinária brasileira, com sua combinação única de feijão e carnes suculentas. Ao seguir esta receita, você estará preparando uma refeição que é um verdadeiro banquete para o paladar. Aproveite a oportunidade para reunir amigos e familiares ao redor da mesa e compartilhar a alegria de uma autêntica feijoada brasileira. Bom apetite!