CHEF ÁLVARO RODRIGUES - TORTA SALGADA DE LIQUIDIFICADOR

Anúncio ▽
MASSA ESPECIAL:
4 ovos grandes e inteiros (50 g cada)
100 g de requeijão cremoso D’Allora Tradicional (de bisnaga)
250 ml de leite UHT Integral em temperatura ambiente
1 colher (chá) cheia de sal (6 g)
40 g de queijo parmesão ralado grosso
180 g de farinha de trigo especial peneirada
120 ml de óleo vegetal de milho ou de girassol
2 colheres (sopa) de ciboulette fresca bem picada
1 colher (sopa) de fermento em pó (10 g)

 MODO DE FAZER: Coloque os ovos inteiros no liquidificador e em velocidade média por dois minutos. Junte o requeijão cremoso (de bisnaga), o leite frio, o sal, o queijo parmesão ralado e bata até ficar homogêneo. Reserve.
 Em uma tigela média peneire a farinha de trigo, adicione a mistura batida e reservada e envolva com auxílio de um fouet até obter uma massa uniforme.
 Em seguida adicione o óleo de milho e envolva delicadamente até que o mesmo seja absorvido pela massa. Por último agregue a ciboulette, o fermento em pó e misture bem. Deixe a massa repousar por uns cinco minutos e envolva novamente. Empregue na montagem final da torta como segue abaixo.

RECHEIO NAPOLITANO:
150 g de tomates frescos do tipo italiano em cubos pequenos
1 dentes de alho bem socado
Sal e pimenta branca Bombay moída na hora a gosto
1 fio de azeite ou óleo de milho
125 g de presunto cozido Pamplona ralado no ralo grosso
100 g de queijo prato Pamplona ralado no ralo grosso
Folhinhas frescas de manjericão (opcional) ou orégano Bombay
50 g de azeitonas verdes sem caroço picadas
120 g de requeijão cremoso D’Allora Tradicional (de bisnaga)
100 g de queijo mussarela Pamplona ralada no ralo grosso

 MODO DE FAZER: Em um bowl tempere os tomates com o alho/temperos/azeite e deixe por 20 minutos, quando então escorra e reserve. Empregue na montagem final da torta com os demais ingredientes do recheio como segue abaixo.

 MONTAGEM FINAL: Distribua metade da massa em uma forma com 25 cm de diâmetro x 4 cm de altura, untada com manteiga e polvilhada com farinha de rosca.
 Em seguida salpique sobre a massa o presunto, o queijo prato, os tomates temperados e bem escorridos, folhinhas de manjericão, as azeitonas picadas, pequenas porções do requeijão D’Allora, a mussarela ralada e finalize com o restante da massa.
 Leve ao forno aquecido à 170ºC e asse por aproximadamente 30 minutos ou até que esteja dourado e firme ao toque. Sirva quente ou fria.
 O rendimento será de 12 porções.


DICAS DO CHEF:
 É possível variar o recheio utilizando atum sólido em água, sardinha em lata bem escorrida, carne seca cozida, desfiada e refogada, frango cozido e refogado, etc.
 A versão vegetariana fica excelente com os seguintes legumes assados ou cozidos: abóbora cabotiá, batata baroa, cenoura, abobrinhas, aspargos, alho poró, escarola ou espinafre (neste caso refogada com temperos e bem escorrida), etc.
 Se preferir asse a torta em assadeira retangular número 02.

1 receitas
>

BLOG