PÃO CIABATTA

Anúncio ▽
Esse é um pão típico italiano para sanduíches, lanches ou até mesmo para comer com um belo azeite. São poucos ingredientes, e um jeitinho peculiar de fazer, vem assistir!

Siga-me no Instagram @chefhelena

Anotem:
Pré-massa (biga):
- 100 ml de água
- 100 g de farinha de trigo
- 1/4 c chá de fermento biológico seco (0,5g)

Massa:
- 500 g de farinha de trigo
- 350 ml de água
- pré-massa acima
- 1 c chá de sal
- 2 c sopa rasa de azeite extravirgem
- 1/4 c chá de fermento biológico seco (0,5g)

Modo:
1. Faça a pré-massa misturando a farinha, água e fermento. Misture, tampe e deixe descansar por 24h na geladeira ou 8 horas em temperatura ambiente.
2. No dia seguinte coloque a farinha em uma tigela, adicione a pré-massa diluída na água, fermento, azeite e sal. Sove muito bem em batedeira planetária com gancho ou na mão com a ajuda de um colherão bem firme até a massa ficar elástica. Coloque em uma tigela untada com azeite e tampe. Depois de 30 min. faça algumas dobras (molhe a mão com água ou enfarinhe para a massa que é pegajosa grudar nas mãos). Repita isso mais 2x com intervalos de 30min. Tampe a massa e deixe fermentar por 6 a 8 horas até a massa crescer (não dobra de volume). Despeje a massa em uma bancada limpa bem enfarinhada, e com a ajuda de uma espátula lisa vá modelando em um retângulo, divida a massa em 4 partes. Disponha os pães em uma assadeira funda larga retangular com um papel dover ou manteiga untada e bem enfarinhada com um divisor no meio feito com o próprio papel para a massa não expandir.
Deixe essa massa fermentar por 40min - 1 hora, cubra e vede bem a forma com papel alumínio. Leve ao forno quente pré-aquecido a 250C por 12 min. fechado com papel alumínio e mais 13 min. aberto. O pão deve ficar com formato de uma almofada ou pantufa, leve com casca fina e aparência rústica. Deixe esfriar um pouco antes de cortar.
NÃO faça como eu que sempre corto os pães quente nos meus vídeos rsrs
Deliciem-se com um belo azeite, manteiga, ou recheie como sanduíche da forma que desejar.

Chef Helena Jang

365 receitas
>

BLOG