Bacalhau espiritual: como fazer o tradicional prato português | Claude Troisgros | Que Marravilha!

O chef Claude Troisgros prepara uma apetitosa receita chamada bacalhau espirituoso para a Ceia de Natal. #Nhac #GNT Ingredientes Bacalhau: 1 kg de bacalhau dessalgado 2L de leite Tomilho, louro e alecrim 1 cabeça de alho cortada em dois Pão: 500ml de leite do bacalhau 3 pães de rabanada 2 dentes de alho Brandade: 150ml de azeite extravirgem 300g de cebola picada 4 dentes de alho picados 1 pimenta dedo-de-moça picada 1 cenoura ralada Sal e pimenta Molho bechamel: 50g de farinha de trigo 50g de manteiga 600ml de leite do bacalhau 1 colher (sopa) de mostarda de Dijon Sal Pimenta Noz-moscada Bacalhau gratinado espirituoso: 300g de queijo parmesão ralado Azeite extravirgem Modo de preparo Bacalhau: 1. Ferva o leite com as ervas e o alho. 2. Cozinhe o bacalhau neste leite, sem deixar ferver, durante 15 minutos com a panela tampada. 3. Retire, deixe esfriar e desfie-o. Pão: 1. Corte um pão em fatias e toste no forno com azeite. 2. Quando retirar do forno, passe alho nas fatias. Separe. 3. Retire o miolo dos outros dois pães e separe 200g. 4. Jogue o leite quente em cima e misture bem até fazer uma espécie de purê. Brandade: 1. Puxe a cebola no azeite, junto com a pimenta dedo-de-moça e o alho. 2. Acrescente a cenoura. 3. Coloque o bacalhau e mexa até secar. 4. Coloque o pão molhado e misture bem. 4. Tempere com sal e pimenta. 6. Ponha no tabuleiro. Molho bechamel: 1. Derreta a manteiga e a farinha de trigo e deixe cozinhar por dois minutos. 2. Junte o leite fervendo. 3. Cozinhe até engrossar bem. 4. Junte a mostarda e tempere. Bacalhau gratinado espirituoso: 1. Cubra a brandade com bechamel. 2. Cubra tudo com parmesão. 3. Deixe gratinar no forno a 180ºC (cerca de 20 minutos). 4. Ponha uma folha grande de alface no prato. 5. Disponha uma colher grande de bacalhau gratinado em cima. 6. Ponha a torrada e regue com azeite. ------------------------------------ Inscreva-se no Nhac GNT: http://bit.ly/NHACGNT ::::: BAIXE O APP Nhac GNT ::::: https://bit.ly/AppNhacGNT Facebook: https://www.facebook.com/NhacGNT/ Instagram: https://www.instagram.com/nhacgnt/ Twitter: https://twitter.com/canalgnt Pinterest: https://www.pinterest.com/nhacgnt/ Muito Mais Receitas: nhacgnt.com.br

Ingredientes:

  • 500g de bacalhau dessalgado e desfiado
  • 1 cebola média, finamente picada
  • 2 dentes de alho, picados
  • 4 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 500ml de leite
  • 200ml de creme de leite
  • Sal e pimenta a gosto
  • Noz-moscada a gosto
  • 1/2 xícara de queijo gruyère ralado (opcional, para gratinar)
  • 1/2 xícara de pão ralado (opcional, para gratinar)

Instruções:

Preparo do Bacalhau:

  1. Dessalgue o Bacalhau: Se você estiver usando bacalhau salgado, é importante dessalgá-lo antes de preparar a receita. Para isso, deixe o bacalhau de molho em água na geladeira por 24 horas, trocando a água pelo menos três vezes durante esse período. Após dessalgado, desfie o bacalhau em pedaços médios e reserve.

Preparo do Molho Cremoso:

  1. Refogue a Cebola e o Alho: Em uma panela grande, aqueça o azeite de oliva e a manteiga em fogo médio. Adicione a cebola picada e o alho, refogando até que fiquem dourados e aromáticos.

  2. Prepare o Molho Branco: Polvilhe a farinha de trigo sobre a cebola e o alho refogados, mexendo continuamente para evitar grumos. Cozinhe por alguns minutos até que a farinha esteja levemente dourada. Gradualmente, adicione o leite, mexendo constantemente para evitar a formação de grumos. Continue mexendo até que o molho comece a engrossar.

  3. Incorpore o Bacalhau: Adicione o bacalhau desfiado ao molho branco e misture bem. Deixe cozinhar por alguns minutos para que o bacalhau absorva os sabores do molho. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada a gosto. Se desejar um molho mais cremoso, adicione o creme de leite e misture bem.

Montagem e Gratinação:

  1. Transfira para um Recipiente de Gratinar: Pré-aqueça o forno a 180°C. Transfira o bacalhau com o molho para um recipiente de gratinar ou ramequins individuais, distribuindo-o de maneira uniforme.

  2. Gratine o Bacalhau Espiritual (Opcional): Se desejar, polvilhe o queijo gruyère ralado sobre o bacalhau. Em seguida, espalhe o pão ralado por cima. A gratinação adiciona uma camada crocante e saborosa ao prato. Leve ao forno pré-aquecido por cerca de 15-20 minutos, ou até que o topo esteja dourado e borbulhante.

Sirva e Aproveite:

  1. Finalize e Sirva: Retire o Bacalhau Espiritual do forno e deixe repousar por alguns minutos antes de servir. Aproveite este prato reconfortante e delicioso acompanhado de uma salada verde fresca e um bom vinho branco português.

  2. Compartilhe a Experiência: O Bacalhau Espiritual é uma verdadeira festa de sabores e texturas. Sirva-o em uma refeição especial, durante uma celebração em família ou em um jantar íntimo. Compartilhe com seus entes queridos e deixe que eles também desfrutem do sabor autêntico deste prato português clássico.

Agora você tem em mãos a receita do Bacalhau Espiritual, um prato que vai encantar seus convidados com seu sabor profundo e sua textura cremosa. Prepare com carinho, saboreie cada garfada e celebre a riqueza da culinária portuguesa. Este é um daqueles pratos que não apenas alimentam o corpo, mas também alimentam a alma com seu aroma irresistível e sabor inigualável. Bom apetite!

Bacalhau espiritual: como fazer o tradicional prato português | Claude Troisgros | Que Marravilha!